A conferência intitulada “Construção do Estado Timorense” organizada pelo Fórum Juventude e Estudante Timorense – FORUMJET e o Núcleo dos Estudantes Timorenses da Universidade Nova de Lisboa, que teve lugar este fim-de-semana em Lisboa correu bem. Estiveram na assistência cerca de 80 pessoas para ouvir os professores Barbedo de Magalhães e Almeida Serra, Dr. Abílio de Araújo e ainda mensagens do D. Ximenes Belo e do Embaixador de Timor-Leste em Portugal com o Prof. José Esteves como moderador.
Foi uma conferência descontraída e bem aproveitada onde surgiram da plateia muitas questões. Uma das tónicas mais ouvidas nesta conferência foi a formação dum “governo de convergência nacional” defendida por Dr. Abílio de Araújo. Esteve também em foco o problema do mar relacionado com as Forças Armadas. Há necessidade de formar quadros e investir no componente naval das Forças Armadas para que o mar de Timor não deixe de ser saqueada ou invadida pelos pescadores estrangeiros.
A promessa do Dr. Ramos-Horta, para atribuir subsídios à Igreja e às outras instituições durante a campanha eleitoral para as presidenciais foi também comentada duma forma muito crítica. O Estado deve pagar quem presta serviço e não depender de subsídio – isso criaria uma cultura de “subsídio-dependência”.
» Que substituirá a Social-...
» Timor-Leste: MARI ALKATIR...
» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...
» Quem derrubou as torres e...
» De St. Austell para Oxfor...
» Memória da ocupação de Em...
» Memória da ocupação de Em...
» Memória da ocupação de Em...
» Memória da ocupação de Em...