Quarta-feira, 23 de Maio de 2007

Ramos-Horta

Mário Máximo

 

Ramos-Horta tomou posse como presidente da república de Timor-Leste. O segundo Presidente eleito deste jovem e sofrido país. Ramos-Horta tomou o testemunho de Xanana Gusmão.

 

Quando começou a sua saga em nome da liberdade de um povo esmagado e oprimido pela tirania indonésia, Ramos-Horta talvez não sonhasse o que a vida lhe viria a dar: conhecido em todo o Mundo por se ter tornado Prémio Nobel da Paz, candidato a presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas e, agora, presidente da república do país que ajudou a renascer das cinzas. Literalmente das cinzas (todos se lembram desse miserável gesto dos indonésios que foi o de queimarem quase toda a cidade de Díli enquanto regressavam ao seu pais).

 

Ramos-Horta tem um estilo pouco ao jeito do timorense típico. Ele parece um intelectual saído de um filme de tese. Isto é, um desses filmes onde se teoriza acerca de tudo e de nada, embora sempre com muito a propósito e de forma que costuma encantar as audiências ocidentais, nomeadamente as audiências políticas e universitárias. Digo isto sem ironia pois é desses filmes de que eu mais gosto...

 

Ramos-Horta usa a cabeça para pensar. E fá-lo com sentido estratégico. Num momento de profunda crise tornou-se primeiro-ministro. Teve o tempo e o engenho de combinar uma estratégia com Xanana Gusmão.

 

O primeiro resultado dessa estratégia aí está: ser eleito, esmagadoramente (quase 70%!), contra o candidato da Fretilin. Uma vitória convincente do povo de Timor-Leste em nome do futuro e da modernidade. Agora só falta Xanana cumprir a sua parte do acordo. Ou melhor: só falta que o povo de Timor-Leste concorde com essa parte.

 

Dois mortos em confrontos acontecidos logo após a tomada de posse de Ramos-Horta não são bom prenúncio.

 

Fonte: Notícias da Manhã

Data: 23-05-07

Pág. 16

Por Zito Soares às 08:29
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds