Terça-feira, 17 de Abril de 2007

Nós e o nosso destino

As coisas mudaram e muito. Nós não estamos alheios a esta mudança vertiginosa que afectam a nossa percepção e o nosso modo de encarar as coisas. Somos bombardeados diariamente com notícias que vêm dos quatro cantos do mundo... fome, miséria e guerras!

 

Olhando para trás, há muito tempo - 30 anos, o nosso estatuto era uma "província ultramarina - Timor-Portugês"; que veio conquistar a terra crocodilo, "não com a força das armas mas, apenas com a cruz" e depois de séculos de convivência abandonou-o e veio outro sob pretexto de "irmão e libertador" decidiu incorporar a metade do crocodilo na sua vasta "garuda" como "propinsi yang ke-27, Timor-Timur". Hoje, somos orgulhosamente só NÓS MESMOS como sempre queremos ser - TIMOR-LESTE. Uma Nação! Uma Pátria!

 

Nos tempos passados vivemos só para nós. Quando queremos alguma coisa para além dos nossos quotidianos, (para bem ou para mal) tínhamos "governador da província" ou "pemerintah pusat" para reclamar. Por isso, hoje, qualquer semelhança com o mundo de há 30 ou 24 anos atrás é quase pura coincidência.

 

Aquilo que somos, aquilo que pretendemos ser, daqui para diante, depende exclusivamente e só de nós mesmos. Depende também das nossas capacidades, das nossas limitações, das nossas percepções, dos nossos sonhos e utopias...

Por Zito Soares às 10:44
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds