Quinta-feira, 17 de Maio de 2007

"Lassama" exclui aliança com a FRETILIN

Díli, 17 Mai (Lusa) 

O presidente do Partido Demorático (PD), Fernando "Lassama" de Araújo, disse hoje manter "a porta aberta" a alianças parlamentares com o Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e outros partidos mas exclui um acordo com a FRETILIN.

"A FRETILIN tem os seus problemas", comentou à Lusa o terceiro candidato mais votado na primeira volta das presidenciais de 09 de Abril.

"Penso que o corredor do Parlamento vai ser mais vivo" na próxima legislatura, acrescentou Fernando "Lassama" de Araújo, questionado sobre o que espera das legislativas de 30 de Junho.

Pelo contrário, "a porta está aberta a uma aliança com partidos que têm o mesmo ideário e a mesma intenção", afirmou o líder do PD, citando o CNRT e dando como exemplo a exigência de uma maioria de dois terços para aprovação do Orçamento Geral do Estado.

O PD assinou em Fevereiro um acordo com a Associação Social Democrata Timorense (ASDT) e o Partido Social Democrata (PSD) para depois das legislativas de 30 de Junho.

Segundo este acordo, os partidos vão fazer a sua própria campanha eleitoral mas vão formar Governo se os votos reunidos das três formações permitirem uma maioria no Parlamento.

ASDT e PSD concorrem às legislativas em coligação e apresentaram a semana passada uma lista conjunta na Comissão Nacional de Eleições.

Fernando "Lassama" de Araújo obteve 77.459 votos, ou 19,18 por cento, nas eleições de 09 de Abril, apenas menos dois por cento do que José Ramos Horta, que passou à segunda volta e ganhou as eleições de 09 de Maio.

"Depois das eleições, juntamos as cadeiras no Parlamento", explicou o líder do PD.

"Fizemos as contas e, com o resultado das presidenciais, teríamos 14 cadeiras no Parlamento", afirmou Fernando "Lassama" de Araújo, sublinhando que "os votos do PD não são apenas 77.000 votos".

"Tenho a certeza que os votos (do PD) vão aumentar na parte Leste do país, em Baucau, Lospalos e Viqueque, e também em Díli", acrescentou o presidente do Partido Democrático.

A soma dos votos obtidos na primeira volta pelos candidatos presidenciais do PD, ASDT e PSD equivale a 42,43 por cento.

"Acredito que a nossa aliança parlamentar vai ter mais que 50 por cento" nas legislativas.

"Os políticos timorenses têm consciência de que o povo já ofereceu uma política equilibrada para este próximo Parlamento e para o Governo também", analisou o líder do PD.

Sobre "a camada ou geração de 1975" que tem dirigido o país até agora, Fernando "Lassama" de Araújo comentou que "o povo já lhes concedeu a oportunidade de servir e a nação está como está. Todo o povo sabe disto e todo o mundo vê".

"A geração pós-75 tem as suas próprias ideias para resolver esta crise", acrescentou o presidente do PD, que nos anos 80 e 90 dirigiu a RENETIL, a estrutura juvenil da resistência timorense, até ser preso pela Indonésia.

Fernando "Lassama" de Araújo criticou a última alteração legislativa aprovada pela FRETILIN no Parlamento, dia 16, que estipula a contagem dos votos nas sedes de distrito e acaba com a contagem a nível local.

"O PD votou contra esta alteração. Respeitamos a vontade do povo e a contagem deve ser feita onde o povo vota, em cada estação e não no distrito", explicou.

"Assim é mais fácil manipular" os resultados, disse. "Todos sabem que os outros partidos políticos não têm facilidade de carro ou motorizada para acompanhar" as urnas de votos entre as aldeias e a sede de distrito, acrescentou.

"Se vai apenas o STAE (Secretariado Técnico de Administração Eleitoral) com um carro ou carrinha com os votos, serão os oficiais a ir aí. Quem é que vai controlar o transporte durante o longo caminho longo?", questionou.

"A FRETILIN não é consistente. Se eles é que decidiram que os partidos políticos se envolvem directamente nas eleições das aldeias, como pode agora duvidar neste processo da eleição geral?

A FRETILIN perdeu a razão", acusa Fernando "Lassama" de Araújo.

 

PRM-Lusa/Fim

Por Zito Soares às 11:58
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds