Sexta-feira, 4 de Maio de 2007

Nota aos governantes

Caros governantes,

 

Escrevo-lhes esta pequena nota para lhes pedir uma pequena reflexão sobre aquilo que fomos, somos e seremos tendo em conta a crise que estamos a viver. Que país queremos? 

 

No dia 30 de Agosto de 1999 aquando do referendum um velho senhor depois de colocar o seu voto na urna respondeu ao jornalista que lhe tinha colocado a seguinte questão, "como é que sentiu?" - como ar consado de quem sempre viveu a ânsia pela liberdade respondeu, "agora já posso morrer". O velho sabia que a independência estava ganha naquele momento.... não importava o que viria acontecer depois. Era importante votar para conquistar a independência e o velho cumpriu o seu dever como cidadão e patriota. A partir daí temos pátria e era necessário pôr toda a nação reerguer-se das cinzas.

 

Depois de assistirmos a vitória no meio da destruição, todos os líderes (maior parte deles viveram no estrangeiro) regressaram com vontade e determinação para reconstruir a nação em ruína deixada pelo poder ocupante. O processo de transição foi o que foi...

 

Depois de quatro anos da independência registamos alguns recuos. Há mais política do que propriamente os resultados palpáveis. O nível de vida é muito caro. A maioria da juventude vivem sem ter perspectivas concretas para o futuro.  Não há emprego. Não há melhoria. Os quem têm oportunidades de enriquecer, enriquecem cada vez mais e os pobres estão cada vez mais pobres. Temos a sensação de que muita gente está amargurada e desiludida com a independência.

 

Peço aos governantes para que criem condições de governabilidade no país. Precisamos que a elite política chegue entendimento. O povo timorense merece melhor daquilo que está a passar neste momento no país. 

 

 

Por Zito Soares às 16:12
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds