Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Intercâmbios com Timor

Embaixador em Portugal está de visita à Madeira

 

O embaixador de Timor-Leste em Portugal chegou ontem à Madeira, onde irá permanecer até ao dia 16.

À chegada ao Aeroporto da Madeira, Manuel Abrantes disse aos jornalistas que esta viagem, a convite de um particular, será para conhecer a ilha e rever «os amigos madeirenses que estiveram em Timor».

Mas, para além disso, trata-se de uma deslocação para aproveitar para estabelecer contactos no sentido de, futuramente, poderem ser estabelecidas trocas comerciais e intercâmbios entre aquele país africano e a Região Autónoma da Madeira. O diplomata timorense vem também à procura das vontades do povo madeirense em dar apoio na divulgação e desenvolvimento da língua portuguesa, tendo em conta que Timor-Leste é um país que se expressa em língua portuguesa e é o oitavo país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O embaixador não deixou de fazer referência aos 24 anos de ocupação indonésia em Timor, algo que «deu uma outra forma à identidade» daquele país. Mas, sublinhou que «queremos contornar isso». Como tal, este contacto com a Região poderá ter uma grande importância em termos de concertação diplomática, de solidariedade e de apoio para o crescimento do país. Um contributo que, aliás, disse que o povo madeirense deu, quer num passado histórico, quer num mais recente.

 

Saudação ao novo primeiro-ministro

Ontem foi o dia em que Xanana Gusmão tomou posse enquanto primeiro-ministro do IV Governo Constitucional.

Manuel Abrantes aproveitou para saudar o novo governante e referiu que «estamos certos que temos bons líderes, chefes com sensatez de espírito, equilíbrio e tolerância», que vão fazer «o melhor para que Timor-Leste cresça e se desenvolva» com estabilidade.

«Depois de 24 anos de experiência de uma ocupação terrível da Indonésia e depois de tantos anos sob o domínio de potências, gostariamos de nos conhecer a nós mesmos. Agora é tempo de não repetirmos essas experiências, mas tirar a lição das mesmas e evitar tudo o que é nocivo e não seja um contributo para o desenvolvimento do nosso país», disse ainda Manuel Abrantes.

 

Jardim receberá embaixador

Apesar de estar na Região Autónoma da Madeira a convite de um particular (João Luís Rodrigues Gonçalves), o embaixador de Timor-Leste em Portugal irá participar em diversas iniciativas e será recebido por entidades oficiais.

Amanhã, pelas 15h00, Manuel Abrantes será recebido pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. No dia 11, será recebido na Junta de Freguesia e na Casa do Povo do Campanário, ao passo que no dia 13 irá encontrar-se com o director regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva.

No dia 14, o diplomata será recebido na Câmara Municipal da Ribeira Brava e, finalmente, no dia 15, estará presente na missa solene em honra de Nossa Senhora do Monte.

 

Fonte: Jornal da Madeira

Data: 09-08-2007

Autor: Ricardo Caldeira

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=74179&sdata=2007-08-09 

Por Zito Soares às 19:03
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds