Sábado, 28 de Abril de 2007

“A Igreja tem estado muito ausente da crise”

Zito Soares, de 35 anos, natural de Baucau, é um dos jovens que sobreviveram ao massacre de Santa Cruz em 1991. Estuda Relações Internacionais e trabalha na `Recorte', em Lisboa.

 

Correio da Manhã - O que se passa em Timor-Leste?

Zito Soares - Algo de muito triste. Esta crise representa um retrocesso muito brusco para a democracia. É inadmissível o comportamento de grupos de gang que estão a queimar casas, assaltar lojas, armazéns... é muito triste.

 

- Quais as razões desta crise?

- Ao longo de 24 anos tivemos um inimigo comum: a Indonésia. Com a ausência do inimigo, cada um luta pela sua sobrevivência. A falta de emprego e as carências têm contribuído para a explosão social.

 

- Quem são os culpados?

- Todos os líderes timorenses, incluindo a própria Igreja Católica. Agora, devem sentar-se na mesma mesa e discutir as questões.

 

- E qual é a solução?

A única solução é o diálogo entre todos os timorenses. O presidente Xanana, o primeiro-ministro Alkatiri, o presidente do Parlamento, os líderes partidários, a Igreja Católica e todas as forças vivas da Nação devem discutir com franqueza e encontrar uma solução.

 

- E como acabar com a divisão entre lorosae e loromonu?

- Para mim é absurdo falar da divisão lorosae-loromonu. Quando da luta de libertação todos deram o seu melhor para libertar a pátria. Por isso, não compreendo que agora venham dizer que uns lutaram mais do que outros.

 

- Aquando do massacre de Santa Cruz os jovens uniram-se em paz. Agora mudaram de conduta. Porquê?

- Porque o governo não sabe o que quer dos jovens nem sabe o que fazer para melhorar a suas vidas. É preciso mobilizar a energia dos jovens para a construção do país, o que não tem acontecido.

 

- E a Igreja Católica?

- É um baluarte moral para os timorenses, mas ultimamente tem estado muito ausente da crise, talvez por causa daquele conflito com o governo sobre o ensino de Religião e Moral. Isto deixou marcas.

 

Fonte: Correio da Manhã

Data: 30-05-06

Pág. 22

Autor: Carlos Menezes

Por Zito Soares às 11:56
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds