Quarta-feira, 4 de Julho de 2007

Lusa “fecha” notícias

Restrição no acesso ao noticiário sobre Timor abre polémica

 

Abrir as notícias sobre Timor-Leste a toda a gente não seria uma boa política da agência Lusa "porque isso iria defraudar os clientes que pagam esse serviço", disse o director da agência noticiosa, Luís Miguel Viana, ao PÚBLICO. Viana respondia a críticas na blogosfera local à agência, que deixou de disponibilizar gratuitamente o serviço de Timor. Num apelo que circula no blogue Em Directo de Timor (timor-online.blogspot.com), sustenta-se que "o investimento que a Lusa tem feito em Timor-Leste desde 1999 é substancial e digno de enorme respeito", razão pela qual a agência deveria voltar a permitir o acesso livre "a todos" os despachos sobre Timor-Leste. "Como é possível ser mais acessível e rápido aceder a notícias sobre Timor-Leste de qualquer outra agência, nomeadamente Reuters, France Presse, Associated Press e Australian Associated Press?", pergunta, por sua vez, Paula Pinto, que mantém e distribui, graciosamente, um apanhado diário sobre notícias relacionadas com Timor. "O número de notícias acessíveis sobre Timor-Leste em portais do Nepal ou Brunei - claro, em inglês - é superior ao da Lusa!", queixa-se, classificando o comportamento da Lusa de vergonhoso".

Apesar desta política restritiva, Luís Miguel Viana diz que a agência tem vindo a disponibilizar a utilizadores em Timor-Leste passwords (senhas) individuais que permitem o acesso àquele noticiário. Estas são atribuídas pelo correspondente da agência em Díli, o jornalista e escritor Pedro Rosa Mendes, que canaliza a proposta para os serviços comerciais da empresa pública, na qual se procede a uma análise que tem como ponto essencial "o seu não-uso para fins comerciais". Entre os utilizadores locais contemplados até agora, encontram-se o Governo timorense, a GNR, as duas dioceses e professores de Português.

 

Fonte: Público

Data: 30-06-07

Pág. 19

Autor: A.G.

Por Zito Soares às 21:25
| Comentário
1 comentário:
De Laumalai a 20 de Julho de 2007 às 19:53
Recebi este pedido de ajuda e peço a quem me possa fornecer informações para ajudar este Sr. a encontrar os seus familiares que me contacte no meu blog: http://sitiodosolnascente.blogspot.com/

"Jacinto César disse...
Cara Amiga(?)
Estou-lhe a escrever por um motivo que nada tem com os "posts" do seu blog, mas sim para lhe pedir ajuda. E a ajuda que lhe quero pedir são informações sobre Timor.
Eu conto a história.
A minha avó paterna tinha como nome de solteira Maria José Calçona e tinha um irmão de seu nome Francisco Jesus Calçona, que seria meu tio-avô.
Este último julgo ter estado em Timor na primeira metade do séc. XX. Teve pelo menos um filho cujo nome é Vitorino Calçona e que viveu em Elvas (de onde sou natural e resido), tendo ido a viver também para Timor. Se for vivo terá qualquer coisa como 70 e muitos anos. Este seria ou é meu primo em 2º grau.
Bem, como tive conhecimento de tudo isto há pouco tempo fiquei com a coriosidade de saber se terei algum "parente" vivo.
Sendo uma pessou que deste pequeno se abituo-o a viajar, neste momento conheço meio mundo, estando Timor nos meus projectos por todos os motivos e mais alguns, já que mesmo antes de saber desta história, sempre tive um particular carinho por esse cantinho do mundo que tanto sofreu e continua a sofrer.
Bem, o que pretendia eu então: o nome de qualquer organização ou organizações que me possam ajudar a encontrar estes meus parentes, se é que os há!
Desde já fico muito grato se me puder ajudar.
Os meus cumprimentos
Jacinto César"

Tenho esperança que alguém consiga ajudar.
Desde já os meus agradecimentos.

Laumalai

Comentar post

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds