Quinta-feira, 19 de Abril de 2007

Candidato para a segunda volta das presidenciais

Os resultados oficiais da primeira volta das eleições presidenciais em Timor-Leste ainda não foram divulgados mas tudo indica que o candidato Lu Olo apoiado pela FRETILIN e o Independente Ramos-Horta, vão disputar a segunda volta marcada para o dia 9 do próximo mês.

 

A campanha para a segunda volta será renhida entre os dois candidatos tendo em conta o peso que cada um carrega nas suas costas. Lu Olo tem apoio da FRETILIN, partido que está no poder; enquanto candidato independente Ramos-Horta tem apoio de peso da hierarquia da igreja timorense bem como o de Xanana Gusmão - actual presidente em exercício. Resta saber para onde vão as declarações de votos dos candidatos derrotados.

 

Se analisarmos os resultados provisórios da primeira volta e fazer analogias com as estruturas da luta pela libertação composta por três elementos que o compõem, a saber: Frente Armada, Frente Diplomática e Frente Clandestina. Notamos que o Lu Olo foi combatente nas filheiras das FALINTIL que representa a Frente Armada, enquanto Ramos-Horta, foi o rosto mediático da causa de libertação nos quatro cantos do mundo - o rosto da Frente Diplomática. Lassama que ficou no terceiro lugar representa, indirectamente a Frente Clandestina.

 

Os dados estão lançados... depende agora do eleitorado timorense.   

Por Zito Soares às 13:06
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds