Segunda-feira, 4 de Junho de 2007

Notas da conferência

 

A conferência intitulada “Construção do Estado Timorense” organizada pelo Fórum Juventude e Estudante Timorense – FORUMJET e o Núcleo dos Estudantes Timorenses da Universidade Nova de Lisboa, que teve lugar este fim-de-semana em Lisboa correu bem. Estiveram na assistência cerca de 80 pessoas para ouvir os professores Barbedo de Magalhães e Almeida Serra, Dr. Abílio de Araújo e ainda mensagens do D. Ximenes Belo e do Embaixador de Timor-Leste em Portugal com o Prof. José Esteves como moderador.

 

Foi uma conferência descontraída e bem aproveitada onde surgiram da plateia muitas questões. Uma das tónicas mais ouvidas nesta conferência foi a formação dum “governo de convergência nacional” defendida por Dr. Abílio de Araújo. Esteve também em foco o problema do mar relacionado com as Forças Armadas. Há necessidade de formar quadros e investir no componente naval das Forças Armadas para que o mar de Timor não deixe de ser saqueada ou invadida pelos pescadores estrangeiros.

 

A promessa do Dr. Ramos-Horta, para atribuir subsídios à Igreja e às outras instituições durante a campanha eleitoral para as presidenciais foi também comentada duma forma muito crítica. O Estado deve pagar quem presta serviço e não depender de subsídio – isso criaria uma cultura de “subsídio-dependência”.  

Por Zito Soares às 10:54
| Comentário

»Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

»Posts Recentes

» Que substituirá a Social-...

» Timor-Leste: MARI ALKATIR...

» Timor-Leste: INDONÉSIA VA...

» Quem derrubou as torres e...

» De St. Austell para Oxfor...

» Os encantos de Coimbra

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

» Memória da ocupação de Em...

»Arquivos

blogs SAPO

»subscrever feeds